sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Barra Mansa promove encontro para debater doenças da população negra


Por: Folha do Interior
22/02/2013
Evento reuniu representantes da sociedade civil organizada e das secretarias de Saúde Educação

A secretaria de Saúde de Barra Mansa, em parceria com o vereador Elias Silva de Andrade, o Lia Preto, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 20, um encontro para debater as doenças específicas da população negra. O evento aconteceu no auditório do Parque de Saudade e reuniu representantes de movimentos negros e do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), além de profissionais das secretarias municipais de Educação e Saúde.

“O Ministério da Saúde instituiu, em 2009, por meio de uma portaria, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Segundo este documento, todos os municípios brasileiros devem elaborar e implantar políticas públicas de saúde específicas para esse grupo populacional. Com a promoção deste encontro, Barra Mansa está dando os primeiros passos para ter seu programa”, explicou Ana Lúcia Naves, coordenadora de Atenção em Saúde.

Dentre as doenças que atingem a população negra com maior incidência estão a anemia falciforme,o glaucoma, a hipertensão arterial e o diabetes. “Muitos negros desconhecem a suscetibilidade da nossa raça para essas doenças. Por isso, é importante que haja disseminação de informações sobre o assunto, inclusive entre os profissionais da Saúde”, comentou Lia Preto,ressaltando que já apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para a criação da Semana de Conscientização sobre a Anemia Falciforme. “Este evento prevê a realização de palestras nas escolas da rede municipal, abordando a doença, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento”, explicou.

Para o diretor da OICN (Organização e Integração de Conscientização Negra) de Barra Mansa,José Francisco de Paula, a implementação de uma política de saúde específica para a negritude terá reflexos na educação e na vida profissional dos negros.“Tendo conhecimento sobre a doença e recebendo o tratamento adequado, os pacientes com certeza terão uma qualidade de vida melhor, além de evitar a discriminação”, pontuou José Francisco.

No final do encontro, ficou definido que na primeira quinzena de abril será promovido o primeiro fórum municipal de políticas públicas de saúde para a população negra.“Essa é uma questão de equidade social e o prefeito Jonas Marins já se comprometeu em implantar um programa municipal que contemple a prevenção, o tratamento e a difusão de informações sobre as doenças da população negra”,finalizou Ana Lúcia.

Fonte: FOLHA DO INTERIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário