INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL

Com a miscigenação das culturas hoje o Brasil é um país que possui uma diversidade cultural muito grande com forte presença negra, os escravos trouxeram suas matrizes culturais e transformaram não só sua religião, mas todas suas raízes em cultura de resistência social.
A influência africana no Português do Brasil veio do IORUBÀ, falado pelos negros vindos da Nigéria e é notada principalmente no vocábulo relacionado a cultura e a religião. O culto afro brasileiro vem da prática religiosa das tribos africanas, cada um tem sua forma de promover seus cultos, celebrar seus rituais, chamar o nome de Deus, contar sua história e expressar suas concepções através dos símbolos.
O negro deu seu ritmo a música e a dança, também lhe deu nomes como: Chorinho e samba, por isso se diz que a música popular brasileira nasceu na África. A copeira nasceu da necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência, os africanos escravizados utilizavam o ritmo e os movimentos de suas danças adaptando a um tipo de luta. Alguns instrumentos musicais hoje muito utilizados nos mais variados ritmos musicais brasileiros tais como; a cuíca, berimbal, atabaques etc..
A herança africana deixada para nossa alimentação, acarajé, farofa, vatapá, mungunzá, quibebe, são pratos usados como comidas de santo, ou seja, comidas oferecidas as divindades religiosas, e hoje são representantes da culinária brasileira, também forma incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros o angu, cuscuz, pamonha e a feijoada, leite de coco, azeite de dendê, temperos, pimenta. Junto com os negros escravizados foram trazidos ingredientes africanos como a banana e a palmeira que produz o azeite de dendê.
Fonte www.ensinosimples.blogspot.com.br/2012/05/influencia-do-negro-na-cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário